SUSANY BIANCCO







Seja bem vindo !!!
E fique à vontade para opinar, sugerir....
... enfim : INTERAGIR!





segunda-feira, 26 de julho de 2010

Intersexualidade

Intersexualidade é um termo utilizado para designar pessoas nascidas com genitália e/ou características sexuais secundárias que fogem dos padrões socialmente determinados para os sexos masculino ou feminino, tendo parcial ou completamente desenvolvidos ambos os órgãos sexuais, ou um predominando sobre o outro. No entanto, a ambiguidade física das pessoas intersexo pode não se ficar pelo aspecto visual dos genitais.
Um em cada cem nascimentos acontece com heterogeneidade na diferenciação sexual, e num em cada 2.000 nascimentos essa heterogeneidade é tal que levanta dúvidas sobre o gênero da criança. A heterogeneidade a que nos referimos diz respeito ao facto de não existir, numa mesma pessoa/bebé, uma alinhamento de todas as características sexuais por um só género, ou seja, não são todas tradicionalmente femininas, nem são todas tradicionalmente masculinas. Que características sexuais são essas? Cariótipo: organização dos cromossomas sexuais; diferença gonádica (ex: ovários, testículos); morfologia genital (ex: lábios, clítoris, pénis; configuração dos órgãos reprodutores internos; características sexuais pubertárias. Hoje em dia sabe-se que lá por se observar uma dessas características não quer dizer que encontremos nessa pessoa todas as outras.
Na medicina, há a diferenciação entre intersexual falso e verdadeiro. A verdadeira intersexualidade (que é uma condição muito rara) é quando os dois órgãos sexuais são igualmente bem desenvolvidos, produzindo hormônios sexuais masculinos e femininos. Já na falsa intersexualidade, um dos órgãos tem maior grau de desenvolvimento sobre o outro, sendo predominante. Estas classificações, no entanto, correspondem a uma definição muito restrita e simplesmente estética da intersexualidade.
Intersexualidade, enquanto transgeneridade, é uma condição e não uma orientação sexual. Portanto, as pessoas que se autodenominam intersexuais podem se identificar como homossexuais, heterossexuais, bissexuais ou assexuais. Enquanto condição de nascença pode ser mantida ou alterada. Cada vez mais pessoas e famílias optam por manter essa condição e não se submeterem aos padrões binários rígidos da sociedade. No entanto, esta afirmação da condição intersexual como mais uma condição sexual normal na nossa sociedade encontra ainda a oposição, nomeadamente de muitos médicos, que tentam convencer as famílias da necessidade de operarem os seus bebés intersexo, sem lhes fornecerem informação completa sobre as vidas intersexuais hoje.
A palavra intersexual é preferível ao termo hermafrodita, já bastante estigmatizado, precisamente porque hermafrodita abarcava apenas a questão dos genitais visíveis. Os intersexuais são tidos como transgéneros.


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

3 comentários:

  1. olá tudo bem susuy? meu nome é ariane tenho 18 anos e realmente fiquei impressionada com o seu perfil, é muito dificil encontar uma trans assim como vc... como eu, eu gostaria de lhe conhecer melhor pois o mesmo objetivo que vc tem de vida eu tenho, preciso de um emprego, estar inclusa na sociedade e um namorado, luto por isso apesar de ser de familia humilde e não ter condições ainda para atender as minhas necessidades, tenho certeza que vc é a pessoa ideal a ser minha madrinha. meu msn ariane_meyrelles@hotmail.com quero ser inda como vc! lhe adcionei no orkut ariane senna meu cel 71-88509093 ou 71-82383299 lindahhhhh

    ResponderExcluir
  2. Olá bom dia su, me chamo alex, sou adv., acessei seu perfil no intuito de conhecer pessoas como vc, mas vi que eu conheci muito mais que uma pessoa conheci uma mulher linda, que ao meu ver deve ser maravilhosa, inteligente, culta e que não ficou margeada na sociedade conquistou seu espaço. Adorei demais não só o seu perfil mas a pessoa que vc descreveu ser vc. Gostaria muito de ter ve como amiga, como uma pessoa para conversar. Se interessar conhecer e conversar com um h de nivel cultural bom estarei a vossa disposiçao me anexa no msn: designer.sp@hotmail.com

    ResponderExcluir