SUSANY BIANCCO







Seja bem vindo !!!
E fique à vontade para opinar, sugerir....
... enfim : INTERAGIR!





segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Homem e o inseto

O homem fica frente a frente com um inseto desconhecido. Um olha para o outro. O ser racional analisa o ser irracional. O ser irracional não tem capacidade de analisar, age por instinto. Esse ser espera por um simples movimento, para fugir ou atacar. Mas quando os papéis se invertem e o ser racional instintivamente mata o irracional, simplesmente por que não o conhece. Por não saber sua origem, por desconhecer seu instinto animal de atar ou fugir. Simplesmente age por instinto, e sem uma pré-analise o mata.

Esta surpreso? Por quê? Isso ocorre diariamente. Com os outros e até mesmo com você. As pessoas perderam a capacidade de raciocínio. “A análise fica a critério do Juiz”.

Certa vez na faculdade fui ridicularizada, por instinto. Justamente no local em que as pessoas se dizem “inteligentes”. Segue o relato:

Quando ingressei na faculdade obviamente pela minha aparência feminina, solicitei que apesar do nome formal ser masculino me chamassem pelo nome de Suzane. Certamente visando evitar constrangimentos. A instituição compreendeu e por um acordo de cavalheiros aceitou meu pedido. Porém a teoria não se aplicou a prática.

No primeiro dia de aula sofremos um “trote” constrangedor. Os calouros invadiram a sala de aula com a autorização do professor. Colocaram uma mesa no centro da sala e cada “bixo” teve que subir e mostrar a bunda. E pior, havia a escolha, por palmas da mais bela bunda. Após o “trote”, o professor ingressou na sala e começou a explanar sobre um assunto que nem lembro. Estávamos todos constrangidos. Sentindo-nos ridicularizados.

Então, como “nada não é tão ruim que não possa piorar”. O professor solicitou que após a chamada de presença o aluno levantasse e falasse um pouco sobre sua vida e o que almejava.

Começou a chamar pelo nome em ordem alfabética... não vou aqui revelar meu nome oficial.. Digamos que seja João, um nome indiscutivelmente masculino.

Então o que eu mais temia aconteceu. De nada adiantou tentar escapar. Eu deveria passar por essa provação. O professor disse: _Próximo... João da Silva e Silva...João da silva e Silva...

Levantei lentamente e por um minuto o silêncio tomou conta da sala naquele momento. Porém automaticamente, como por instinto algumas pessoas começaram a rir.

Eu: _ Sim, meu nome é João da Silva e Silva, mas gostaria de ser tratada como Suzane.

Professor: _Claro Suzane! Poderia falar um pouco de você?

Eu: _Sou o homem que analisou a sua própria existência. Que percebeu que como estava não haveria de continuar. Que deu o primeiro passo para a mudança. Com o único propósito de ser feliz. Que fez a escolha. Que começou a trilhar um novo caminho. Numa estrada desconhecida, desbravada por poucos. Mas certamente, aqueles que tiveram a coragem de segui-la, chegaram até o seu subconsciente. Ao encontro do próprio “EU”.

Alguns colegas encheram os olhos de lágrimas. Outros refletiram.

Eu:_ Almejo que o homem use a única capacidade que o diferencia dos demais animais, o raciocínio. Que perante o desconhecido (o inseto) não seja agressivo, ridicularize ou simplesmente ria. Que todos aqui nessa sala passaram por um momento constrangedor. E mesmo assim, não tiveram a sabedoria de me respeitar. Percebi que alguns ficaram paralisados me analisando. Já a maioria, apesar de estar nessa instituição superior de ensino, agiu por instinto e tentaram matar meu “EU”. Porém meus queridos colegas, a minha caminhada foi longa e dolorida. Aprendi a compreender as razões humanas, bem como o instinto animal.

Colega: _Você está dizendo que sou ignorante simplesmente por que não aceito seu jeito de ser?

Eu: _ Não sei as razões ou traumas e dúvidas que lhe impedem de me aceitar. Não exijo que me aceitem, nem que me compreendam... Simplesmente peço e exijo respeito!

Alguns colegas aplaudiram.



Encontre a sua estrada!



Um comentário:

  1. nossa que relato lindo olha este preconceito nao o que viveu mas eu sei o que é preconceito pois sou negro e pela minha cor me julgaram de muitas formas, e como nao tenho dinheiro como Michael Jackson para mudar de cor tive de engolir, apelidos pejorativos o que hoje nas televisoes nao se pode fazer que e perseguir humilhar e ridicularizar os alunos, isso me fez crescer como pessoa como homem, eu faço aqui minhas palavras a sua em que pede respeito o medo se perde com o tempo ja o respeito se conquista e nao se perde e sim fortalece por digo a voce mais uma vez e motivo de orgulhor saber que voce esta vencendo na vida

    ResponderExcluir